Em agosto, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) inicia uma nova etapa da pesquisa. Os seis centros de investigação (CI) do ELSA-Brasil (UFBA, Ufes, UFMG, Fiocruz, UFRGS e USP) se preparam para receber os participantes do estudo. No CI Bahia, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), são cerca de 2000 participantes que integram o estudo desde 2008.
O momento da visita presencial nos CI do ELSA-Brasil é chamado de “onda”. Esta é quarta vez (Onda 4) que os voluntários do estudo contribuirão com respostas a entrevistas que versam sobre fatores de risco para doença cardiovascular, condições de vida, diferenças sociais, estresse no trabalho, conflito saúde familiar, saúde mental, questões de gênero e especificidades da dieta da população brasileira.
A Professora Sheila Alvim, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), e coordenadora do ELSA-Brasil na Bahia, concedeu entrevista ao Portal de Notícias do ISC/UFBA, onde comentou a respeito da preparação da Onda 4, das contribuições inovadoras do ELSA-Brasil no campo de pesquisa de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, e sobre os resultados preliminares da avaliação de saúde mental e hábitos de vida dos participantes do ELSA-Brasil durante a pandemia de Covid-19. A entrevista completa pode ser vista no link a seguir.