EnglishPortugueseSpanish

Participantes

O Estudo Longitudinal Brasileiro de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) visa contribuir com informações relevantes sobre o desenvolvimento e progressão de doenças crônicas clínicas e subclínicas, em especial as doenças cardiovasculares e diabetes. Na Onda 1, foram arrolados 15.105 servidores públicos de seis universidades ou institutos de pesquisa. A avaliação inicial (2008-2010) incluiu entrevistas e medições detalhadas para avaliar os determinantes sociais e biológicos da saúde, bem como várias condições clínicas e subclínicas relacionadas ao diabetes, doenças cardiovasculares e saúde mental. Uma segunda (2012-2014) e terceira (2017-2019) visitas de entrevistas e exames foram realizadas para enriquecer a avaliação das exposições de coorte e detectar eventos de incidentes iniciais.

Entrevistas anuais por telefone são realizadas desde 2009 para a apuração de eventos incidentes. Durante a pandemia de Covid-19 (2020), foram realizadas entrevistas por autopreenchimento ou telefone para avaliar o comportamento dos participantes desde o início da pandemia, como hábitos alimentares, práticas de atividades físicas, além da investigação dos níveis de exposição à Covid-19.

O ano de 2022 marca o início de uma nova etapa no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil): a Onda 4. Esta é quarta vez que os voluntários do estudo contribuirão com respostas a entrevistas que versam sobre fatores de risco para doença cardiovascular, condições de vida, diferenças sociais, estresse no trabalho, conflito saúde familiar, saúde mental, questões de gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

O ELSA-Brasil agradece aos seus Participantes pelos mais de 10 anos de dedicação!

Anterior
Próximo

Sobre o ELSA-Brasil