EnglishPortugueseSpanish

Trabalho de doutorado analisa pausa no comportamento sedentário e marcadores cardiometabólicos em participantes do ELSA-Brasil

Nesta sexta-feira (13 de junho), na Fiocruz Bahia, ocorrerá a defesa da tese de doutorado intitulada “Pausa no comportamento sedentário e marcadores cardiometabólicos nos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)”. O trabalho foi desenvolvido pelo doutorando Philipe Faria Santos, sob orientação da vice-coordenadora do CI-BA, Maria da Conceição Chagas de Almeida, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde do Instituto Gonçalo Moniz – IGM/Fiocruz Bahia. Participarão da banca os professores Rogerio Tosta de Almeida (UEFS), Federico Costa (UFBA) e Carlos Teles Santos (IGM/Fiocruz). Com o objetivo de avaliar a associação entre as pausas no comportamento sedentário (CS) e presença de hipertrigliceridemia (HTG) e resistência à insulina (RI) em participantes do ELSA-Brasil, foi realizado um estudo de corte transversal com dados da pesquisa do período de 2017 a 2019.

Os resultados apontam que a chance de ter hipertrigliceridemia e resistência à insulina foi maior entre participantes com menor tempo de duração das pausas no comportamento sedentário, considerado um fator de risco para doenças cardiometabólicas e vasculares. Assim, o estudo sugere que a realização de pausas com maior tempo de duração seja incorporada como recomendação para redução do CS. Outro achado importante diz respeito às diferenças do papel do número de pausas entre homens e mulheres, o que ressalta a relevância de pensar as disparidades de gênero nas recomendações para interrupção no comportamento sedentário. 

O quê: Defesa da tese “Pausa no comportamento sedentário e marcadores cardiometabólicos nos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)”.
Data: 13 de junho de 2025
Horário: 9h
Local: Auditório Sonia Andrade – Fiocruz Bahia (Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal – Salvador/BA).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Sobre o ELSA-Brasil