EnglishPortugueseSpanish

CONHEÇA O ELSA

O ELSA Brasil

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA Brasil - é uma investigação multicêntrica de coorte composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. A pesquisa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes.

Em cada centro integrante do estudo, os sujeitos da pesquisa – com idade entre 35 e 74 anos – fazem exames e entrevistas nas quais são avaliados aspectos como condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

Além de fomentar o desenvolvimento de novas investigações, o estudo será fundamental para a adequação de políticas públicas de saúde às necessidades nacionais. O ELSA torna-se possível pelo interesse do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e Tecnologia em realizar pesquisas nacionais de grande porte sobre a saúde da população adulta no Brasil.

Objetivos

As doenças crônicas são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade e morbidade no Brasil. Seu aumento substancial não só traz conseqüências negativas para a qualidade de vida da população adulta do país, como também responde pelos maiores gastos com assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, ainda existem importantes lacunas de conhecimento sobre a incidência das enfermidades crônicas e seus fatores de risco. Políticas de controle dessas doenças têm sido formuladas de acordo com informações de estudos oriundos de países desenvolvidos. Dentro dessa conjuntura, o ELSA surge como pesquisa essencial para uma gestão da saúde pública no Brasil.

O estudo pretende investigar associações entre as doenças crônicas principalmente cardiovasculares e diabetes - e fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais. Com Centros de Investigação distribuídos em seis estados, objetiva-se também a análise de possíveis variações regionais relacionadas a essas enfermidades no país.

Além disso, a investigação tem como meta a qualificação de profissionais em epidemiologia de doenças crônicas e o fortalecimento da pesquisa científica nesse campo temático. Ultrapassando os limites nacionais, também pretende tornar-se referência para populações de outros países com características próximas à brasileira.

Histórico

Nas últimas décadas, profundas transformações sociais, econômicas e demográficas fizeram com que o Brasil vivenciasse um grande crescimento da ocorrência de doenças crônicas.

Fatores como urbanização acelerada e modificações da estrutura familiar colaboraram para que, em 2002, tais enfermidades já respondessem por 75% dos gastos com internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido à escassez de estudos longitudinais em populações adultas que investiguem as mudanças ocorridas em várias regiões brasileiras, a incidência dessas doenças e seus fatores de risco ainda são pouco conhecidos.

Buscando sanar essa lacuna, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, propôs o desenvolvimento do ELSA – estudo de coorte que busca investigar o desenvolvimento de doenças crônicas, em particular, das cardiovasculares e do diabetes.

Para isso, foi selecionado um consórcio formado por seis instituições de diferentes estados do país: Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), Universidade de São Paulo (USP), e as universidades federais da Bahia (UFBA), Espírito Santo (Ufes), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul UFRGS).

Princípios éticos da investigação

Aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa dos Centros de Investigação (CEPs), o ELSA atende a todos os requisitos éticos necessários a uma pesquisa científica realizada com seres humanos, tais como a participação voluntária, a privacidade dos participantes e a confidencialidade de informações.

Os procedimentos de pesquisa utilizados tornam mínimos os fatores de exclusão de participantes. A começar pela estrutura física dos Centros de Investigação, adaptada para pessoas com necessidades especiais.

Ao aderir ao estudo, funcionários das seis instituições de pesquisa e ensino superior assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que assegura os direitos e deveres dos participantes. Para isso, contam com profissional para esclarecer todas as suas dúvidas, além de possuírem o direito de consulta a terceiros antes da assinatura do documento.

Nos Centros de Investigação ELSA, os sujeitos da pesquisa fazem entrevistas e exames com profissionais qualificados. Todas as instalações físicas e procedimentos obedecem a normas de proteção à saúde vigentes no país e a protocolos estabelecidos pelo Comitê Diretivo.

Os resultados das medidas e exames que sejam relevantes para uma avaliação clínica serão entregues aos participantes, assim como esclarecimentos sobre todas as informações coletadas. Caso apresente, durante a passagem pelo CI, algum problema que exija atendimento de urgência/ emergência, o participante do estudo será encaminhado à unidade de saúde especificada em cada instituição.

A confidencialidade dos dados obtidos nas entrevistas e exames está garantida em todas as fases do estudo. As informações serão arquivadas sem identificação nominal e utilizadas exclusivamente para fins de investigação científica, sendo permitido o acesso apenas a pesquisadores envolvidos na investigação.

O Comitê Diretivo do ELSA, juntamente com os coordenadores de cada CI, é responsável por amostras biológicas estocadas no decorrer do estudo. A utilização desse material ocorrerá desde que haja concordância com os procedimentos originalmente aprovados pelos CEPs e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).