EnglishPortugueseSpanish

CI-ES saúda os participantes da Onda 4 do ELSA

Estamos mais uma vez, convidando os participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) para novas entrevistas e exames para avaliar a evolução de fatores de risco para doenças crônicas, como as cardiovasculares e o diabetes. 

Os seis centros de investigação do ELSA-Brasil (UFBA, UFES, UFMG, Fiocruz, UFRGS e USP) já estão preparados para receber os participantes do estudo. A visita aos Centros de Investigação do ELSA é chamada de “onda” e agora estamos na quarta onda do projeto, que teve início lá nos idos de 2008-10. Os participantes do estudo contribuirão com respostas a entrevistas que versam sobre fatores de risco para doença cardiovascular, condições de vida, diferenças sociais, estresse no trabalho, conflito saúde familiar, saúde mental, questões de gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

O Professor José Geraldo Mill, coordenador do ELSA-Brasil no Espírito Santo, menciona a importância desse estudo para a produção de conhecimento sobre a saúde da população brasileira e a possibilidade de subsidiar políticas públicas. Além disso, menciona o quanto o ELSA-Brasil tem inovado na incorporação de exames e técnicas que podem ser incorporadas no SUS. “O ELSA-Brasil representa um grande esforço de um grupo de pesquisadores de diversas áreas que, com o apoio decisivo do Ministério da Saúde, buscam soluções inovadoras para a prevenção de doenças crônicas na população brasileira”.

A Professora Maria del Carmen B. Molina, vice coordenadora do ELSA-ES, reconhece a contribuição de cada participante na construção deste projeto que envolve importante recurso governamental e dedicação de muitos pesquisadores das seis instituições parceiras. A participação dos voluntários tem sido muito boa, visto que o percentual de desistência é um dos menores dentre os grandes estudos desenvolvidos nos países do hemisfério norte. Em 14 anos, a perda de participantes ficou em aproximadamente 15%. Mesmo os servidores que se aposentaram e foram morar em outras cidades, são acompanhados e seguidos por entrevista telefônica. Além disso, “é importante mencionar a grande contribuição do ELSA-Brasil na produção do conhecimento qualificado e na formação de pesquisadores em  diferentes áreas.”  

Por fim, destacamos a importância da participação de todos os voluntários na onda 4 do ELSA-Brasil, a fim de identificarmos as mudanças que impactam no perfil de saúde da população e assim compreender melhor esse cenário.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Sobre o ELSA-Brasil