Entre os dias 7 e 10 de abril de 2025, a cidade de Bangkok, na Tailândia, foi palco de mais uma edição do Congresso Mundial de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O evento, realizado a cada dois anos, é reconhecido como um dos maiores encontros médicos do mundo voltados ao tema, reunindo especialistas, profissionais da saúde, educadores e representantes de organizações de diversos países.
O congresso teve como objetivo fortalecer colaborações globais, conexões estratégicas e ações políticas voltadas à priorização do diabetes nas agendas de saúde pública. As discussões abordaram desde os avanços científicos mais recentes até iniciativas de educação, prevenção e melhorias na qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes ou estão em risco de desenvolver a condição.
A coordenadora do Centro de Investigação do Rio Grande do Sul (RS), Profª Dra. Maria Inês Schmidt, e o vice-coordenador, Prof. Dr. Bruce Duncan, marcaram presença no evento. A coordenadora do CI do RS compôs a mesa de debates importantes como a utilidade do escore de risco genético na prevenção e no tratamento do diabetes. Além disso, apresentou o trabalho intitulado: “Oportunidades de prevenção para mulheres com diabetes mellitus gestacional” no simpósio sobre Mulheres e Diabetes. Ainda, fez parte da sessão de Estudos de Caso sobre Mulheres e Diabetes.



