EnglishPortugueseSpanish

Participantes deixam seus depoimentos sobre Onda 2 do ELSA-Brasil

A segunda etapa de coleta de dados nos seis Centros de Investigação (CIs) do ELSA-Brasil, chamada de Onda 2 do estudo, foi concluída em alguns centros, como na Fiocruz/Rio de Janeiro e UFMG/Minas Gerais, e encontra-se em fase final em outros, como na UFBA/Bahia.

Ao longo de quase dois anos, os participantes da pesquisa realizaram exames e entrevistas, alguns deles inéditos, para saber o que mudou em seu estado de saúde desde a Onda 1, que ocorreu entre 2008 e 2010.

Alguns destes voluntários deixaram depoimentos sobre a experiência na Onda 2 do ELSA-Brasil.

Confira o que eles/elas disseram:

Hailton Mello da Silva
(Participante do ELSA-Brasil/UFBA)

“Eu sou meio avesso a médicos, só vou para as revisões de rotina. O ELSA era a oportunidade de ter um diagnóstico da minha saúde física, psicológica, do meu bem-estar e da minha vida. É uma experiência muito boa. O atendimento é excepcional, são todos muito atenciosos, conversam, brincam… Aqui passamos um tempo sem pressa, tranquilos e bem relaxados”.

Márcia Cassimiro
(Participante do ELSA-Brasil/Fiocruz-RJ)

“Uma vez mais reitero meus sinceros agradecimentos pela recepção, competência, ética e seriedade na condução deste estudo de extrema relevância para a saúde da população adulta e para a Ciência do país. Ressalto ainda a gentileza da Sra. Débora, atenciosa, e da entrevistadora Stella, muito competente, respondendo às demandas e questões suscitadas por mim durante a pesquisa”.

Lorene Pinto
(Participante do ELSA-Brasil/UFBA)

“Eu sou da área de Epidemiologia e por saber de um estudo dessa natureza, da importância de termos uma referência brasileira…não tem como não participar. Eu dizia para os colegas: se falávamos tanto que só temos coortes estrangeiras como referência, como não participar de um estudo daqui, que vai produzir dados brasileiros?”.

Ferdinando Luis Ribeiro
(Participante do ELSA-Brasil/UFMG)

“Mais uma vez o atendimento foi 10 ‘com louvor’, quase não se vê essa qualidade de acolhimento em nenhum outro lugar. Eu me refiro não apenas à parte humana, mas pude perceber que o pessoal é muito bem treinado, todos são muito profissionais. Todo mundo do ELSA faz com que você se sinta único. Eu estou vendo o ELSA acontecer e sei que vai ser duradouro e que vai modificar sim, com certeza vai contribuir de forma substancial para a saúde, para as políticas de saúde no Brasil”.

Selma Majerowicz
(Participante do ELSA-Brasil/Fiocruz-RJ)

“Parabenizo e agradeço a todos os profissionais que atuam neste importante projeto ELSA pelo empenho, atenção e carinho que dedicam aos participantes”.

Luiz Cláudio de Araújo Mendonça
(Participante do ELSA-Brasil/UFBA)

“Eu sempre fui um participante que divulga o estudo de forma entusiasta. Acho uma pesquisa interessante e um trabalho bem feito, bem organizado e implementado. […] O atendimento é muito bom, são todos muito simpáticos, solícitos. Está tudo bem estruturado, com cuidado na hora de realizar os exames e com sinalização e identificação de tudo”.

Mais uma vez, o ELSA-Brasil tem contado com a contribuição de seus 15 mil participantes para dar continuidade ao maior estudo sobre a saúde da população adulta já realizado no Brasil. Se você é participante e ainda não realizou os exames e entrevistas da Onda 2, não deixe de colaborar conosco também nesta segunda etapa!