EnglishPortugueseSpanish

Princípios éticos da investigação

Aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa dos Centros de Investigação (CEPs), o ELSA atende a todos os requisitos éticos necessários a uma pesquisa científica realizada com seres humanos, tais como a participação voluntária, a privacidade dos participantes e a confidencialidade de informações.

Os procedimentos de pesquisa utilizados tornam mínimos os fatores de exclusão de participantes. A começar pela estrutura física dos Centros de Investigação, adaptada para pessoas com necessidades especiais.

Ao aderir ao estudo, funcionários das seis instituições de pesquisa e ensino superior assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que assegura os direitos e deveres dos participantes. Para isso, contam com profissional para esclarecer todas as suas dúvidas, além de possuírem o direito de consulta a terceiros antes da assinatura do documento.

Nos Centros de Investigação ELSA, os sujeitos da pesquisa fazem entrevistas e exames com profissionais qualificados. Todas as instalações físicas e procedimentos obedecem a normas de proteção à saúde vigentes no país e a protocolos estabelecidos pelo Comitê Diretivo.

Os resultados das medidas e exames que sejam relevantes para uma avaliação clínica serão entregues aos participantes, assim como esclarecimentos sobre todas as informações coletadas. Caso apresente, durante a passagem pelo CI, algum problema que exija atendimento de urgência/ emergência, o participante do estudo será encaminhado à unidade de saúde especificada em cada instituição.

A confidencialidade dos dados obtidos nas entrevistas e exames está garantida em todas as fases do estudo. As informações serão arquivadas sem identificação nominal e utilizadas exclusivamente para fins de investigação científica, sendo permitido o acesso apenas a pesquisadores envolvidos na investigação.

O Comitê Diretivo do ELSA, juntamente com os coordenadores de cada CI, é responsável por amostras biológicas estocadas no decorrer do estudo. A utilização desse material ocorrerá desde que haja concordância com os procedimentos originalmente aprovados pelos CEPs e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Sobre o ELSA-Brasil