Estrutura do ELSA-Brasil
Comitê Diretivo (CDir)
Foro decisório máximo do ELSA Brasil, o Comitê Diretivo é responsável pelo detalhamento do estudo do ponto de vista técnico-científico e gerencial, e pela constituição de critérios de monitoramento de todas as instâncias do ELSA.
São também atribuições do CDir: autorizar análises, publicações e estudos suplementares relacionados ao ELSA, deliberar sobre todos os procedimentos para obtenção, processamento, guarda e utilização dos dados e materiais biológicos coletados durante a investigação. Para agilizar a gestão e o monitoramento da execução do estudo, foi criado um Núcleo Executivo que acompanha e coordena a implementação das decisões tomadas.
O Comitê Diretivo tem o suporte do Centro de Dados e de Comitês Assessores responsáveis por atividades de delineamento e de implementação da pesquisa.
Componentes:
- Sheila Alvim – CI-BA
- Maria da Conceição Chagas de Almeida – CI-BA
- José Geraldo Mill – CI-ES
- Maria del Carmen Bisi Molina – CI-ES
- Sandhi Maria Barreto – CI-MG
- Luana Giatti Gonçalves – CI-MG
- Rosane Härter Griep – CI-RJ
- Maria de Jesus Mendes da Fonseca – CI-RJ
- Maria Inês Schmidt – CI-RS
- Bruce Bartholow Duncan – CI-RS
- Paulo Andrade Lotufo – CI-SP
- Isabela Judith Martins Benseñor – CI-SP
- Álvaro Vigo – Centro de Dados
- Rodrigo Citton P. dos Reis – Centro de Dados
- Representante Decit/SCTIE/MS
Os Comitês Assessores, compostos por pesquisadores de vários Centros de Investigação, fazem recomendações ao CDir e organizam núcleos de trabalho, quando pertinente.
Comitê de Arrolamento – estabelece as diretrizes para a amostragem e acompanhamento dos participantes e é responsável pela organização de estudos piloto.
Coordenador: Bruce Duncan
Comitê de Desfechos – é responsável pela investigação, identificação e classificação dos eventos de interesse, como casos de diabetes e doenças coronarianas, com proposição de quais destes serão detectados e como será realizada a confirmação diagnóstica. O comitê define também quais os procedimentos para encaminhamento médico de casos de doenças e agravos identificados pelo estudo.
Coordenadora: Sandhi Barreto
Comitê de Ética, Recrutamento e Comunicação Social – é responsável por elaborar e garantir as diretrizes éticas de respeito à pessoa, beneficência, segurança e justiça, relacionadas a procedimentos da pesquisa. Define e monitora medidas a serem implementadas no recrutamento, como a interferência mínima na rotina de trabalho dos participantes. Também elabora ações de divulgação do estudo e propõe mecanismos de articulação entre pesquisadores, instituições envolvidas, participantes, comunidade científica e gestores e gerentes do SUS e da Saúde Suplementar.
Coordenadora: Maria da Conceição Chagas de Almeida
Comitê de Exames Especializados – define especificações técnicas dos equipamentos e padroniza os procedimentos para a realização de exames especializados.
Coordenador: José Geraldo Mill
Comitê de Exposições e Operações Clínicas – estabelece protocolos de realização de atividades clínicas, como medidas antropométricas, de pressão arterial e do índice tornozelo-braquial, e elabora os questionários que serão aplicados entre os participantes do estudo.
Coordenadora: Rosane Härter Griep
Comitê de Garantia e Controle de Qualidade – desenvolve e implementa métodos para garantia e controle de qualidade da pesquisa. Propõe a realização de estudos de confiabilidade e de validade de procedimentos e medidas laboratoriais, antropométricas e de pressão arterial.
Coordenadora: Maria Inês Schmidt
Comitê de Laboratório e Processamento de Amostras Biológicas – estabelece protocolos e fiscaliza os laboratórios dos Centros de Investigação, a coleta, o processamento, o transporte e a estocagem de amostras biológicas, o treinamento de técnicos e a interpretação de resultados.
Coordenador: Isabela Judith Martins Benseñor
Comitê de Publicações e Apresentações – estimula a participação de investigadores dos vários Centros de Investigação por meio do incentivo à preparação de apresentações e artigos científicos. Além disso, estabelece normas para a produção de textos e resumos, e monitora a qualidade dos mesmos.
Coordenador: Paulo Andrade Lotufo
Centro de Dados
Centro de Dados – é responsável pela gerência do sistema de dados do ELSA e pela supervisão e apoio na análise destes. O Centro mantém adequadamente arquivadas todas as informações do estudo a fim de facilitar a análise de dados e promover a padronização de estratégias analíticas.
Coordenadores: Álvaro Vigo e Rodrigo Citton P. dos Reis
Centros de Investigação ELSA-Brasil
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-Brasil reúne seis instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras. No total, são seis Centros de Investigação (CIs) espalhados pelo país, onde serão realizados exames e entrevistas com os participantes.
- Av. Araújo Pinho, 513, Canela, Salvador.
- Tel.: (71) 3283-7480 / 3283-7485
- Email: elsachama@ufba.br
- Av. Brasil, 4365, Campus Fiocruz – Manguinhos, Rio de Janeiro.
- Tel.: (21) 2598-2719 / 2598-2776
- Email: elsa@fiocruz.br
- Hospital Universitário
- Av. Lineu Prestes 2565, 4o andar, Centro de Pesquisa Clínica.
- Tel.: (11) 3091-9206 / 3091-9271
- Email: elsa@usp.br
- Av. Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte.
- Tel.: (31) 3409-9140
- Email: elsamg@medicina.ufmg.br
- Centro de Ciências da Saúde / Ufes
- Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória.
- Tel.: (27) 3335-7399 / 99920-3010
- Email: elsa@cbm.ufes.br
- Prédio do Centro de Pesquisa Clínica – CPC
- Rua Ramiro Barcelos, 2350- prédio 21, 4o andar. Bairro Santana, Porto Alegre.
- Tel.: (51) 3359-6304 / 3359-6301 / 9992-7084
- E-mail: elsars@ufrgs.br
Centro de Leitura
Os Centros de Leitura foram criados para garantir precisão e unidade metodológica na aquisição e leitura dos exames realizados no ELSA Brasil. Eles funcionam nos Centros de Investigação e são encarregados do treinamento, certificação e supervisão da equipe de leitores, além da análise e padronização de todos os exames realizados nos Centros de Investigação.
Centro de Ecocardiografia
Localizado em Porto Alegre, na UFRGS, é responsável pela leitura e codificação das imagens relativas à estrutura cardíaca. O ecocardiograma registra a forma e o funcionamento do coração. Medidas das paredes miocárdicas e a capacidade de ejeção do sangue são um dos principais parâmetros a serem estudados.
Coordenador: Murilo Foppa
Centro de Eletrocardiograma
Processa informações sobre todos os eletrocardiogramas realizados durante a pesquisa. O eletrocardiograma registra os fenômenos elétricos oriundos da atividade cardíaca e auxilia no diagnóstico de cardiopatias como a doença coronariana. Está situado em Belo Horizonte, na UFMG.
Coordenador: Antônio L. Pinho Ribeiro
Centro de Fisiologia Humana Cardiovascular
Situado na UFES, em Vitória, analisa todos os registros de rigidez das grandes artérias, através da medida da velocidade de onda de pulso (VOP), e a variabilidade da freqüência cardíaca.
Coordenador: Roberto de Sá Cunha
Centro de Imagenologia
Analisa e codifica imagens arteriais e de aspectos relacionados a esteatose hepática (depósito de gordura no fígado), mais presente em obesos e diabéticos. É sediado em São Paulo, na USP.
Coordenador: Paulo Andrade Lotufo
Centro de Retinografia
Responsável pela leitura e codificação das imagens da retina, que por sua vez revelam o estado atual da microvasculatura, uma informação relacionada ao acompanhamento da doença circulatória e da evolução clínica do diabetes e da hipertensão. Está localizado na UFRGS.
Coordenador: Marcelo Maestri
Laboratório Central
Situado na USP, analisa exames e é responsável pelo desenvolvimento da logística de coleta e dos protocolos de manuseio, transporte e guarda dos materiais biológicos coletados.
Coordenadores: Lígia Fedeli e Alexandre Costa Pereira